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    Como escrever uma sinopse que realmente desperta o interesse nos seus leitores

    Então você passou meses (ou talvez anos) escrevendo o seu livro e agora quer enviá-lo para alguma editora tradicional ou iniciar o processo de autopublicação. Para ambos os casos, a primeira coisa que precisará providenciar é uma boa sinopse.

    Caso ainda não saiba, uma sinopse é uma breve descrição de um livro usada exclusivamente para fins promocionais. Vou enfatizar: exclusivamente para fins promocionais. A principal função de uma sinopse é vender o seu livro. Pode ser vender literalmente, em uma loja ou site, pode ser figurativamente, quando convence um leitor a iniciar a leitura.

    Tradicionalmente, uma sinopse deve ter algo entre 150 e 200 palavras. Claro que há excessões, mas quanto maior a sinopse, mais chance dela ser ignorada. E, quanto menor, menos chance de passar a ideia correta do livro. Como tudo nessa vida, equilíbrio é chave.

    Hoje em dia, com o crescimento de sites como a Amazon, as sinopses saltaram das contracapas dos livros para as páginas de vendes e isso as tornou ainda mais relevantes. E, infelizmente, mais complexas. Mesmo assim, existe uma técnica por trás das boas sinopses.

    Gosto de dizer que há mais ciência do que arte nesse processo de escrita, ainda que a arte também esteja presente. O fato é que você pode aprender a escrever sinopses realmente conscientes, fazendo pequenos ajustes nos seus textos.

    Porque você precisa escrever uma sinopse?

    Como já disse antes, é importante que você não confunda as coisas: uma sinopse não é o resumo do seu livro inteiro. Sua função, na verdade, deve ser instigar o público a iniciar a leitura. Apenas isso. Despertar o interesse de uma forma tão avassaladora que o ele não conseguirá fazer outra coisa que não seja ler o seu livro. Se continuará lendo até o final, isso dependerá da qualidade do seu texto e da sua capacidade de cativar.

    A única função da sinopse é fazer o público começar a ler.

    E é aí que muitos escritores pecam. Uma das maiores dúvidas sobre o processo de escrita se dá sobre a melhor forma de escrever sinopses. Ainda mais considerando que, cada fim exige uma sinopse diferente. O texto que você usará na contracapa do seu livro não deve ser exatamente o mesmo que você usará na página de vendas da Amazon.

    Da mesma forma, o texto que enviará para a editora, instigando os editores a lerem seu manuscrito, deve contar com um tipo diferente de sinopse, um pouco mais amplo e focado em um público que realmente entende do assunto.

    Neste artigo, vou te dar dicas práticas para que você escreva sinopses impossíveis de ser ignoradas e, consequentemente, aumente as vendas dos seus livros.

    01 – Apresente o seu personagem principal

    Esse talvez seja o erro mais básico de todas as sinopses amadoras que leio e foi por isso que o coloquei por primeiro. Muitos autores, na ânsia de apresentar seu universo e suas tramas complexas, acabam se esquecendo do básico. Apresentar os personagens pelos quais viveremos aquela história.

    De forma inconsciente, os leitores leem as sinopses para saber se aquela história possui personagens interessantes, com os quais eles gostarão de passar algum tempo. Se isso não acontecer, sua sinopse falhou. É claro que você não precisa apresentar toda a história do seu personagem, mas é importante mostrar o suficiente para que os leitores entendam que eles são.

    Lembre-se: histórias são sobre pessoas.

    02 – Apresente o cenário e o conflito principal

    Nem sei dizer quantas vezes eu já falei sobre conflito em meus artigos. Mas não me canso de falar, porque eles são a base de qualquer história interessante. É o conflito que manterá os leitores vidrados na sua trama. E, para levá-los até lá, é importante apresentar este conflito logo na sua sinopse.

    Depois de ser acusado do brutal assassinato de um famoso padre em uma igreja no centro de São Paulo, o professor de Demonologia Alex Moretti precisa lutar contra o tempo para provar sua inocência. O crime traz à tona uma obscura seita secreta, que deseja apresentar ao mundo o que eles chamam de “verdadeiro deus”, uma entidade ancestral que rivaliza o poder com o do próprio Deus cristão.

    Note que neste primeiro momento, já sabemos que é o protagonista (o professor Alex Moretti) e qual o conflito principal (provar que não é um assassino). Também sabemos que a história se passa na cidade de São Paulo e que o possível vilão (os membros da seita secreta) está por perto.

    Outro detalhe importante é que, de forma geral, as pessoas não querem saber sobre jornadas existenciais e conflitos internos nas sinopses. Claro que não é regra, mas o conflito físico desperta muito mais interesse, mesmo quando o foco da história não é, necessariamente, este conflito.

    Quer um exemplo mais fácil de entender? Imagine que você está escrevendo uma sinopse par ao livro “Metamorfose”, do Kafka. Sabemos que a trama é uma grande analogia para as relações humanas e que a própria transformação do protagonista é um reflexo disso. Mas, se você quiser vender esse livro, precisa se atentar ao físico, ao que pode ser visualizado facilmente:

    Certa manhã, o caixeiro viajante Gregor Samsa acorda e vê que se transformou em um monstruoso inseto.

    03 – Deixe claro o que está em jogo

    Como eu já disse, o conflito é muito importante. Mas se você não apresenta as consequências da falha e o que pode dar errado, tudo parecerá apenas mais um drama barato. Se você dizer coisas como:

    Em sua nova missão, Jack Bauer tem apenas 24 horas para resgatar um embaixador americano de um navio russo.

    Por mais intrigante que seja a situação, ela não apresenta riscos. A melhor maneira de apimentar as coisas é mostrar como elas podem dar errado.

    Jack Bauer tem apenas 24 horas para resgatar um embaixador americano de um navio russo, antes que o sequestro desencadeie uma guerra nuclear.

    Viu como a coisa muda de figura? Saber que o mundo inteiro pode ser destruído caso as coisas não saiam como o personagem espera desperta a curiosidade do leitor. É por isso que você precisa se aproveitar sempre dessa estratégia. Para entender todo o potencial da sua história, o leitor precisa ficar ciente de alguma coisa que está em jogo para seus personagens.

    04 – Mostre para o leitor que o livro é para ele

    Ainda que queiram ser surpreendidas com coisas que não conhecem, a maior parte dos leitores quer se divertir com histórias que já conhecem. Leitores de fantasia dificilmente se interessarão por romances açucarados. Amantes de terror dificilmente entrarão na sessão de autoajuda das livrarias.

    É por isso que você precisa deixar claro desde a sinopse sobra o que é o seu livro e qual gênero ele aborda. Ainda que não seja de forma escancarada, é importante deixar claro sobre o que trata a sua história, incluindo elementos pelos quais os leitores já estão procurando.

    Jack Bauer tem apenas 24 horas para resgatar um embaixador americano de um navio russo, antes que o sequestro desencadeie uma guerra nuclear. Embarque nessa nova missão, repleta de ação, perseguições e intrigas internacionais.

    Lembre-se que a sua sinopse nada mais é do que uma carta de vendas. Então venda o seu peixe e deixe claro o que o leitor vai encontrar nas suas páginas.

    Conclusão

    Por mais complicado que possa parecer, escrever uma sinopse exige mais treino e prática do que habilidade inata e talento. Siga a fórmula que te apresentei e veja como seus textos melhorarão de forma significativa.

    • Apresente o personagem principal;
    • Apresente o cenário e o conflito principal;
    • Deixe claro o que está em jogo;
    • Mostre para o leitor que o livro é para ele.

    É claro que não existe nenhuma garantia de que suas sinopses se tornarão perfeitas a partir de agora, mas posso garantir que elas vão evoluir. Você mesmo vai notar a diferença. Não se vanglorie demais.

    Escreva e reescreva quantas vezes forem necessárias, até que a sinopse transmita tudo o que você precisa para vender mais as suas ideias para os seus leitores. Se quiser, poste seu texto nos comentários. Vou adorar ler.

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    Matheus Prado
    Matheus Pradohttps://conteudo.matheusprado.com.br/
    Matheus é jornalista, escritor e cineasta. Acredita que a vida é um oceano profundo e que devemos nos aventurar muito além da superfície.

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