Sua imagem é extremamente importante para sua obra e você deve preservá-la desde o início. Os leitores mais ávidos estão atentos a todos os detalhes. Por esse motivo, usarei este post para enumerar coisas que você NÃO deve fazer na internet, principalmente em redes sociais.
São 7 dicas práticas e simples que vão te ajudar – e muito – a não se tornar um chato. Confira.
1Não escreva mensagens promocionais na linha do tempo dos seus amigos e seguidores. Por mais que você não tenha notado, isso é spam, e ninguém gosta de ter sua linha do tempo repleta de spam. E você não vai conseguir aumentar as suas vendas com essa atitude. Muito pelo contrário. É mais provável que muitas pessoas deixem de segui-lo e passem a ignorar seus lançamentos.
2Não marque centenas de amigos em seus posts. O recurso de marcar amigos em fotos, posts e comentários está presente em praticamente todas as redes sociais e, se for bem utilizado, pode ser extremamente útil. Mas se você marcar todos os seus amigos e tudo que postar, assim como no exemplo acima, estará gerando conteúdo indesejado para eles. Ou seja, spam. Evite isso sempre.
3Não tente apenas vender. Uma das regras do sucesso na internet é a reciprocidade. Você precisa dar antes de receber. Se todos os seus posts forem de links para páginas de venda, as chances são de que você perca cada vez mais seguidores. Ofereça conteúdo gratuito para os seus seguidores sempre. Posts com dicas em blogs e eBooks são uma boa opção. Vídeos também funcionam muito bem, principalmente no facebook, que valoriza esse tipo de conteúdo e o apresenta para um número maior de pessoas.
4Não expresse opiniões pessoais polêmicas. Algumas pessoas são famosas por suas opiniões polêmicas e é por esse motivo que são seguidas. Mas se você não é uma dessas pessoas, nunca poste esse tipo de conteúdo na sua linha do tempo. Use seus posts para acrescentar mais a vida do leitor e não para dar a ele motivos para te odiar. Se estes temas não forem o foco do seu trabalho, evite falar de futebol, religião, política, opções sexuais e coisas do gênero. Não estou dizendo que tais assuntos não devem ser debatidos. Mas o seu perfil profissional, seja na rede social que for, jamais deve ser usado este foco. Nunca gere polêmica desnecessariamente.
5Não crie perfis no facebook. A maior rede social do mundo tem algumas regras e, se você quer utilizá-la, deve segui-las. Principalmente no que diz respeito a perfis e páginas. Se você é um escritor e vende algum produto, ainda que você não tenha CNPJ e coisas do tipo, agora você é uma empresa. Crie um Fan Page e divulgue seu trabalho dessa maneira. O facebook limita os perfis a 5000 amigos e não existe nada pior para uma empresa do que criar o Perfil 1, Perfil 2, Perfil3… Isso demonstra amadorismo e total falta de conhecimento sobre a ferramenta.
6Não se isole da internet. Nos dias de hoje, deixar de utilizar-se das redes sociais significa desperdiçar um grande potencial que está totalmente ao nosso alcance, geralmente de forma gratuita. Se os seus leitores estão lá, por que você também não deveria estar? Se você tiver de escolher entre criar uma conta em uma rede social cheia de potenciais leitores e produzir um website particular, escolha a primeira opção. Ela vai te garantir mais engajamento e interação. Afinal, as pessoas já acessam a rede, seja ela qual for, com frequência e já estão cadastradas lá. A sua única obrigação será mostrar que seu conteúdo é bom e convencê-lo a segui-lo. Mas, se for possível, seja presente nas redes e tenha seu próprio website.
7Não crie contas em todas as redes sociais. Pior do que não ter conta em uma determinada rede é ter uma conta e nunca usá-la. Por esse motivo, faça uma pesquisa, descubra onde seus leitores estão e crie contas apenas nesses lugares. Dessa forma, você pede dar total atenção a todos os seus perfis, sem esquecer de atualizar algum. Poste conteúdo variado e diferenciado em cada um deles, para incentivar o seu leitor a te seguir em todos os luares.
Espero que gostem das dicas. Até breve!