Isso não é sensacionalismo barato. Esse título é verdadeiro e, no fundo, você já sabia disso. Eu não queria dizer dessa maneira, mas certas coisas precisam ser ditas assim, sem rodeios. Ninguém liga para o quão bom seu produto é ou para o quão preparado você está para realizar um trabalho. Se você não construiu uma boa história sobre isso, você não tem nada.
Anos de publicidade enganadora e mentirosa deixaram as pessoas vacinadas contra falcatruas. E agora, na era do conteúdo premium pago, até as marcas mais bem-intencionadas caem na peneira da “cegueira de anúncios”, um fenômeno que explica a capacidade das pessoas de ignorar tudo que soe como propaganda.
Por conta disso, ninguém está preocupado com você ou com o que você tem a oferecer. Ninguém quer comprar seus produtos ou contratar seus serviços. Mesmo que seu cliente esteja precisando disso, ele sempre vai preferir os produtos e serviços que ele já conhece. Ninguém quer arriscar.
Eu também sei que essa parece ser só uma afirmação maldosa e jogada ao vento, mas esse não é o objetivo deste post. Muito pelo contrário. Eu quero que você entenda que pode reverter essa situação fazendo alterações simples na sua comunicação. Dados científicos já não são mais o suficiente. O seu sabão tira todas as manchas das roupas? Até as mais difíceis? Quem liga? O outro sabão também tira e, numa análise mais profunda, sabemos que todos os sabões são 98% iguais. Então o que difere o OMO do Sabão da Dona Cleide? A resposta simples é…
Storytelling.
Empresas como a OMO criaram uma história que está tão arraigada na mente das pessoas que elas já não consideram mais outra possibilidade quando vão comprar aquele determinado produto. Elas “sabem” que aquele é o melhor, mas não pela propaganda e sim, pela história.
Lembra do comercial da mãe que deixava o filho se sujar porque sabia que aquilo era fundamental para o desenvolvimento dele? Ter um filho saudável é mais importante do que ter roupas mais brancas. E a mãe também não precisava se preocupar, porque ela tinha uma caixa de OMO para tirar até as manchas mais difíceis. Afinal, se sujar faz bem.
O que isso quer dizer?
A comunicação que realmente dá resultado hoje em dia é aquela que mexe com a empatia do público. Aquela que não apenas conta uma história, mas que coloca o cliente como protagonista desta história. Muitas empresas caem no erro de achar que são as protagonistas, mas nada é mais frustrante para o público do que ver uma marca pagando de boazona. Ninguém que estar ao lado do melhor. Nos queremos ser os melhores e é isso que o storytelling pode fazer pela sua marca.